Trilha Santiero del  Lupo

Esta rota do anel didático começa em Vallico Sotto (na rota do mapa marcada em vermelho).

Sentiero del Lupo, uma rota de excursão turística dedicada à figura do Lobo, concebida em 2015 pelo município de Fabbriche di Vergemoli e pelo Parco delle Alpes Apuanos.

O caminho se desenrola ao longo de uma rota circular de 13 km, partindo dos "Moinhos" ao longo do córrego Turrite Cava, na confluência com o Rio Silvano, passando por Vallico Sotto e Vallico Sopra, até o pasto da montanha San Luigi e retornando em Fabbriche di Vallico. Ao longo do caminho, foram montadas placas com o objetivo de informar sobre os hábitos, qualidades e atitudes deste espécime que todos têm medo, mas que devem ser protegidos e conhecidos!

A presença do lobo na área de Garfagnana e Media Valle del Serchio é mínima, motivo pelo qual o município de Fabbriche di Vergemoli queria transformar um possível problema em um recurso turístico. Por um lado, foram dados recursos aos pastores e criadores possivelmente danificados pela presença dos lobos. Por outro, uma trilha chamada Caminho do Lobo foi iniciada com o projeto do Ecomuseu dos Alpes Apuanos e concluída graças ao projeto do Ecomuseu dos Alpes Apuanos.

"Na igreja desconsagrada de San Luigi, foi criado um ponto de informações, onde são exibidos painéis que descrevem a ligação entre nosso território e o Lobo" - explica o prefeito de Fabbriche di Vergemoli Michele Giannini

Para aqueles que querem experimentar o percurso, a reunião é às 9h30, em Vallico di Sopra, com os filhos da escola primária de Fabbriche di Vallico. Chegada prevista em San Luigi por volta das 10h30, onde também estarão as crianças do jardim de infância. Às 11h00, o Caminho do Lobo e a estátua do escultor Luigi Paolini serão apresentados. Após um refresco com produtos locais típicos.
Em caso de mau tempo, a inauguração será movida para uma data a ser definida.

ROTA:

Do estacionamento, você atravessa a cidade até chegar ao ponto mais alto da cidade, onde começa a ampla pista de mulas, que em cerca de 20 minutos se conecta a Vallico Sopra , uma antiga vila medieval caracterizada por abóbadas baixas e telhados de ardósia.

O percurso atravessa a cidade de baixo para cima e continua seguindo a antiga pista de mulas indicada com o sinal branco / vermelho CAI n. 111 em direção a San Luigi, um magnífico pasto montanhoso ainda habitado por pastores que continuam a preparar excelentes queijos com seus rebanhos.

Em San Luigi, siga o caminho CAI n. 136 em direção a Foce Palodina. A partir daqui, com um desvio de alguns minutos, é possível chegar ao cume do Monte Palodina, onde a vista varre dos Alpes Apuanos, atravessando o Garfagnana, até os picos verdes dos Apeninos.

O caminho (sempre placa n.136) continua nas encostas do Montaprato entre faias, bétulas e castanheiros. Vire à esquerda no cruzamento com o caminho CAI n.135, que em poucos minutos leva a Foce Pompanella, um local de passagem e marcação do lobo. Portanto, olhos abertos!

A partir daqui, mantenha-se à esquerda, descendo a estrada, a primeira de terra e depois asfaltada, através de castanheiros antigos e pequenas aldeias para se juntar à estrada asfaltada principal, algumas centenas de metros acima do ponto de partida de Vallico Sotto.

Variante do moinho (seção amarela). É possível iniciar a rota a partir do antigo moinho localizado ao longo da estrada provincial que leva a Fabbriche di Vallico e que corre ao longo do córrego Turrite Cava na confluência com o Rio Silvano. Depois de atravessar o arco de entrada do moinho à direita, começa a trilha das mulas, que corre ao longo do Rio Silvano até a vila de Vallico Sotto.

Variante de Fabbriche di Vallico (seção roxa). Também é possível iniciar o anel a partir da cidade de Fabbriche di Valico, seguindo a rota da variante que nos leva a Vallico di Sotto em 40 minutos da cidade de Le Polle.

Uma vez em S. Luigi, dentro da igreja desconsagrada, é possível visitar um ponto de informação que descreve a relação entre o lobo e o nosso território. Também foi inserida uma estátua de madeira, criada pelo artista Luigi Paolini.

Qualquer pessoa interessada em visitar o ponto de informações é solicitada a entrar em contato com o município de Fabbriche di Vergemoli.